Em 10 de junho de 2018 muitos fãs da franquia Fallout estavam extasiados, pois foi anunciado um novo jogo para a franquia, chamado Fallout 76, que teria o grande diferencial de ser um jogo online. Eu confesso que perdi a contagem de vezes que vi o trailer de anúncio do jogo, cantando “Country Roads, Take me Home…”. Todavia, a recepção do jogo não foi boa, com diversos problemas técnicos e também associados a história, renderam a este jogo a nota 52 no Metacritic.
No momento em que eu escrevo este tutorial, se passaram praticamente cinco anos desde o lançamento e dado que muitos dos problemas foram corrigidos, diversas pessoas começaram ou estão pensando em começar a jogar, mas gostariam de algumas dicas para ter uma boa experiência. Esse é o seu caso?
Dado que nosso tutorial de dicas do State of Decay 2, é um dos mais acessados deste site, resolvi colocar a minha experiência do Fallout 76 também a prova e fazer um tutorial com diversas dicas.
Antes de começar o tutorial, gostaria de destacar alguns pontos:
E então, tudo pronto para começar a se aventurar em West Virginia? Então vamos começar!
Nesta seção vou comentar dicas iniciais para quem tem pouca ou nenhuma experiência com este tipo de jogo.
Uma das novidades implementadas no Fallout 76 é a possibilidade de fazer seu próprio acampamento em praticamente qualquer parte do mapa, exceto próximos a pontos específicos.
O C.A.M.P., acrônimo de Construction and Assembly Mobile Platform, que entre outras coisas, delimita a área máxima do seu acampamento, permite consertar todos os itens de uma vez, entre outros. Seguem algumas dicas:
O Fallout 76 trouxe um sistema novo de perks baseado em cartas. Este sistema é mais flexível e com os patches recentes, os jogadores podem fazer diversos sistemas pré-prontos (um para usar rifles automáticos, outro para usar escopetas e assim por diante).
Aqui você irá ganhar pontos no sistema S.P.E.C.I.A.L. e novas cartas até o nível 50, que vão totalizar 56 pontos ao total, ou o suficiente para colocar 8 pontos em cada atributo. Você irá ganhar uma carta a cada nível que você ganhar, além de um pacote contendo algumas cartas a cada cinco níveis.
Note que cada carta tem um “peso”, mostrado na parte superior esquerda da mesma. A cada vez que você nivelar a carta, o seu peso subirá em um ponto. Note que não é possível usar a mesma carta duas vezes na mesma build.
Cada atributo pode ser nivelado até o nível 15, diferente dos jogos anteriores em que o limite ia até 10. Para tornar o jogo mais amigável, após chegar ao nível 50, você poderá trocar os atributos sem nenhum problema, usando o item que parece com um relógio de ponto e que pode ser construído no seu acampamento.
Existem sites como este que permitem você a planejar a sua build e eu recomendo que você veja, além disso, este mesmo site conta com diversas sugestões criadas por outros jogadores e que você pode conferir.
Vale a pena falar que nenhuma build é “permanente” e eu mesmo gosto de variar entre elas com o meu personagem, contando com builds para sniper, escopetas, rifles automáticos, armas pesadas e armadura potente, entre outras.
Agora que começamos a colocar os nossos pés com os fundamentos do jogo, vamos começar a nos aprofundar em alguns temas.
No Fallout 76 existem os itens que você pode carregar com você e itens que você pode guardar no seu contêiner (estoque), tanto no seu acampamento, quanto nas estações de trem e em outros pontos do mapa.
Os itens que você pode carregar com você são limitados pela sua força, carregamento adicional fornecido pela sua mochila e algumas cartas que reduzem o peso de certos tipos de itens. Já o armazenamento na sua caixa de armazenamento, que é o assunto deste tópico, possui um limite de 1.200 libras.
Somado a isso, os materiais de construção (como ferro, madeira, cerâmica, etc.), além de todas as munições também têm peso. Dado esta situação, segue algumas dicas importantes sobre o inventário:
Uma coisa que confunde bastante as pessoas é que as cartas que oferecem redução de peso de determinados itens (como Bandoleira, Braços de Urso, Armamento Expresso ou Rato de Carga, só para citar alguns), reduzem o peso do item apenas para o seu personagem, mas no seu contêiner o peso a ser considerado será sempre o peso normal do item.
Outra informação relevante é que você deve sempre quebrar os itens de lixo e guardar os componentes, mas nunca o item “montado”. Por exemplo: Um ventilador de mesa de escritório pesa 3 libras, já os componentes pesam apenas 0,23 libras (uma engrenagem, um parafuso e dois aços), uma redução de mais de 92%.
Gerenciar o inventário é uma tarefa que vai tomar bastante tempo seu no jogo, todavia, assim como na vida real, dinheiro é uma solução e neste jogo é representado pela Caixa de Descartes. Este item permite a armazenagem ilimitada de componentes, entretanto ele só pode ser usado com uma assinatura ativa do Fallout 1st, pacote mensal pago do jogo. Vale a pena destacar que para armazenar os itens você precisa da assinatura ativa, mas não é necessária para manter e usar os itens. Eu mesmo ganhei um mês de graça no Xbox Pass há algum tempo, então guardei todos os meus componentes dentro da Caixa de Descartes e eles estão lá desde então, mesmo sem pagar assinaturas adicionais.
Além dos perks que já discutimos na seção anterior, o jogo também conta com vantagens lendárias, que são perks passivos que o jogador pode equipar. Você pode ter até seis dessas vantagens simultaneamente, sendo que o primeiro você libera no nível 50, o segundo no nível 75, o terceiro no nível 100, o quarto no nível 150, o quinto no nível 200 e o sexto no nível 300.
As vantagens lendárias são mais do que obrigatórias para qualquer jogador. Para melhorá-los, serão necessários perk coins, que você ganha ao “quebrar” uma carta de vantagem normal sem uso. Lembre-se de que você ganha uma carta por cada nível que ganhar, somado a mais um pacote a cada cinco níveis.
A cada carta que você quebrar você ganha 2 moedas de perk, e para nivelar ao máximo cada carta serão necessárias 300 moedas (50 para o nível 2, 100 para o nível 3 e 150 para o nível 4).
Dado que o nivelamento de vantagens lendárias custa bastante, é muito interessante você ver este link para conhecer todas as cartas antes de sair gastando pontos. Dado a forma que eu jogo, normalmente coloco 5 perks lendários de estatísticas (que adicionam 5 pontos no nível máximo) e deixo uma em aberto para colocar outro perk ou algum efeito que eu considere interessante com a minha build, por exemplo: Cortar e Retalhar é ótima para builds que usam armas brancas, já Sacrifício pela Equipe é essencial para tanks, enquanto Embalo é maravilhosa para builds em stealth, só para citar alguns exemplos.
Assim como diversos outros RPGs, no Fallout 76 você também tem diversos desafios diários e semanais, para manter os jogadores sempre logados. Estes desafios você encontra no menu de pausa, na parte superior direita do mapa ou no próprio menu principal. Existe uma série de desafios, como você pode conferir neste link. Estes desafios recompensam o usuário com S.C.O.R.E, que é a moeda usada para avançar no Season Pass do jogo, que libera vantagens, armaduras e muitos outros itens durante a temporada.
É possível alcançar 100 níveis por temporada e após isso o jogo premia o jogador com recompensas aleatórias.
Os desafios diários são trocados atualmente todos os dias às 13 horas e os desafios semanais são trocados na terça-feira, no mesmo horário. O jogador tem o direito de trocar um desafio, caso encontre algum que seja muito difícil de ser cumprido.
Agora que colocamos os nossos pés em parte significativa do conhecimento do jogo, que tal irmos para dicas mais complexas?
Mutação é uma mecânica do jogo que fica disponível para os jogadores a partir do nível 5. Após esta marca ser alcançada, os jogadores têm 5% de chance de desenvolver uma mutação a cada 5 pontos de dano de radiação, além de poder obter através de poções vendidas por outros jogadores em seus acampamentos, ou compradas no terminal de Ciência do MODUS (que fica no Bunker Whitespring).
Caso você não tenha o respectivo Perk, as mutações podem ser retiradas usando um item que diminua a radiação, como o RadAway.
As mutações são efeitos “semi-permanentes” que oferecem vantagens e desvantagens ao jogador e na minha singela opinião, são essenciais para qualquer jogador que já chegou ao nível 50.
Primeiro, vamos conhecer as mutações. Você pode ver a lista completa delas neste link.
Mutações que eu recomendo para qualquer build: Camaleão, Carga Elétrica, Demônio de Velocidade, Fator de Cura, Isótopo Instável, Marsupial e Ossos de Pássaro.
Algumas mutações, como Pele Escamosa são ótimas para reduzir o dano tomado, outras como Músculos Retorcidos são ótimas para build melee, já Olhos de Águia é um “must” para qualquer build que envolva armas. Reação Adrenal é maravilhosa se você vai montar uma build baseada em armas do tipo Sangrenta (efeito lendário que aumenta o dano quanto menos vida tem o jogador).
Para usar Mutações, eu recomendo que você use as seguintes vantagens:
No tópico do novo sistema de perks eu apresentei um site que permite a fazer o planejamento de sua build, mas você parou para pensar no mix da sua build? O próprio site que apresentei anteriormente coloca não apenas os pontos, mas mutações dentro da jogada, e precisamos pensar também no seu set de armadura, para extrair o máximo de dano possível.
Vou dar dois exemplos de como podemos pensar nisso com duas builds que aprendi e uso com os meus personagens:
Neste caso, podemos ir por dois caminhos diferentes, uma focada em benefícios de ter sempre a vida cheia e outro de ter a vida quase toda comprometida por radiação, que apesar de ser mais perigosa, oferece também mais benefícios e normalmente é a minha opção.
Para “segurar” o seu personagem com vida baixa, eu deixo o meu personagem com 20% de vida e 80% de radiação.
Imagino que já estando no nível 50 e tendo experimentado vários tipos de build e o que eu vou falar não cause surpresas, mas o objetivo aqui será pegar perks que aumentem o nosso dano no maior nível possível. Vamos começar com os perks:
Agora que temos os perks definidos, vamos falar das mutações, que são tão essenciais quanto os perks:
Passado a sessão de mutações, vamos falar agora do tipo de arma. Neste caso, já deixei claro no título que vamos usar armas do tipo Sangrento, e realmente não há muito mais o que possa ser dito. Além desta modificação, balas ou flechas que explodam, além do recarregamento mais rápido são outras vantagens desejáveis, mas a possibilidade de conseguir tudo isso na mesma arma é muito baixa.
E por fim, mas não menos importante, precisaremos de um set completo de armadura irredutível, que tem por característica aumentar em até três pontos (menos resistência) cada característica do SPECIAL, quanto menor a sua vida. Caso você siga esta build certinho, você terá cerca de 25-30 pontos em cada atributo, o que irá deixar o seu personagem muito forte.
Já que eu uso um personagem apenas, preciso manter algo mais ou menos próximo para não precisar trocar muitas coisas para tipos de jogos diferentes. Da mesma forma que citei anteriormente, nós podemos seguir dois caminhos, o primeiro focado em benefícios de ter sempre a vida cheia e outro de ter a vida quase toda comprometida por radiação, que apesar de ser mais perigosa, oferece também mais benefícios e normalmente é a minha opção.
Para “segurar” o seu personagem com vida baixa, eu deixo o meu personagem com 20% de vida e 80% de radiação.
Assim como na seção anterior, nesta vou começar a falar das vantagens, ou perks:
Já que não mudamos muito da build anterior, no sentido que continuamos a usar armas de longo alcance e tudo mais, as mutações permanecem inalteradas, a saber:
Passado a sessão de mutações, vamos falar agora do tipo de arma. Neste caso, já deixei claro no título que vamos usar armas do tipo Sangrento, e realmente não há muito mais o que possa ser dito. Além desta modificação, balas ou flechas que explodam, além do recarregamento mais rápido são outras vantagens desejáveis, mas a possibilidade de conseguir tudo isso na mesma arma é muito baixa.
Agora em relação a armadura, vale a pena destacar que armaduras potentes não possuem o efeito Irredutível, então não temos como utilizá-las desta forma, mas podemos melhorar a nossa resistência e consequentemente morrer bem menos usando armaduras Protocolares (que aumentam em 10 pontos se você estiver com uma mutação), ou melhor ainda, Otimização, que dá até 35 pontos de armadura quanto menor a sua vida, além disso, é possível utilizar o Mod Protocolos de Emergência no seu Torso, que aumenta sua resistência, reduzir consideravelmente o dano recebido e aumenta a velocidade de movimento se a sua vida estiver baixa (que no caso desta build, basicamente sempre estará).
E com estas dicas terminamos o nosso tutorial de dicas gerais do Fallout 76. E então, o que acharam? Desejam mais tutoriais como esse ou outras dicas? Então entre em contato, usando o menu superior! Veja também outros tutoriais da série Fallout aqui no nosso site, como por exemplo: Fallout Tale of Two Wastelands, Fallout 4: Achievements, entre outros!
© Bruno Kitsune 2006-2023.
Este site está licenciado com CC BY-NC-SA 4.0.
Hospedado por Hostinger.