Em 10 de junho de 2018 muitos fãs da franquia Fallout estavam extasiados, pois foi anunciado um novo jogo para a franquia, chamado Fallout 76, que teria o grande diferencial de ser um jogo online. Eu confesso que perdi a contagem de vezes que vi o trailer de anúncio do jogo, cantando “Country Roads, Take me Home…”. Todavia, a recepção do jogo não foi boa, com diversos problemas técnicos e também associados a história, renderam a este jogo a nota 52 no Metacritic.
No momento em que eu escrevo este tutorial, se passaram praticamente cinco anos desde o lançamento e dado que muitos dos problemas foram corrigidos, diversas pessoas começaram ou estão pensando em começar a jogar, mas gostariam de algumas dicas para ter uma boa experiência. Esse é o seu caso?
Dado que nosso tutorial de dicas do State of Decay 2, é um dos mais acessados deste site, resolvi colocar a minha experiência do Fallout 76 também a prova e fazer um tutorial com diversas dicas.
Antes de começar o tutorial, gostaria de destacar alguns pontos:
- A versão 1.7.3.15 foi a utilizada como base para a confecção deste tutorial. Se você está lendo este tutorial em data posterior, pode ser que algumas dicas não sejam válidas, portanto fique atento.
- Por ser multiplataforma, todas as dicas que vou dar funcionam exatamente da mesma forma no Playstation 4, Playstation 5, XBox Series S, XBox Series X e no PC, todavia a base que vou utilizar será o computador devido a ser a plataforma que eu uso para jogar.
- Os nomes das missões, localizações, etc. estarei usando os nomes da versão em português, mas já que as Wikis mais famosas, como a NukaPedia estão em inglês, eu estarei deixando o link para a entrada adequada quando possível.
E então, tudo pronto para começar a se aventurar em West Virginia? Então vamos começar!
Dicas para iniciantes
Nesta seção vou comentar dicas iniciais para quem tem pouca ou nenhuma experiência com este tipo de jogo.
C.A.M.P. – Sua nova casa
Uma das novidades implementadas no Fallout 76 é a possibilidade de fazer seu próprio acampamento em praticamente qualquer parte do mapa, exceto próximos a pontos específicos.
O C.A.M.P., acrônimo de Construction and Assembly Mobile Platform, que entre outras coisas, delimita a área máxima do seu acampamento, permite consertar todos os itens de uma vez, entre outros. Seguem algumas dicas:
- No começo do jogo você pode ter até dois CAMPs, podendo usar “Atoms” (dinheiro do jogo) para comprar mais caso julgue interessante;
- Somente um C.A.M.P. pode ser colocado no mapa por vez;
- Haja vista que água no começo do jogo é um recurso complicado de ser encontrado, montar um acampamento próximo a água e usar purificadores para obter água gratuitamente é uma ótima pedida;
- Outro lugar interessante para construir o acampamento é próximo a uma das treze estações de trem existentes no jogo. A razão para tal é que estes são pontos de compra e venda que você irá usar com frequência. Dado que a viagem rápida é paga para praticamente todos os lugares, mas para o seu acampamento não é, essa é uma boa opção para economizar algum dinheiro;
- É possível trancar objetos, como os purificadores de água, portas e outros itens que você não deseje permitir acesso gratuito a outros jogadores, bastando usar a opção “Lock” no modo de construção;
- Use o Perk Empreiteiro enquanto estiver construindo seu acampamento ou tomando um workshop (ou oficina), para reduzir os custos de construção de materiais em até 50%.
Novo Sistema de Vantagens
O Fallout 76 trouxe um sistema novo de perks baseado em cartas. Este sistema é mais flexível e com os patches recentes, os jogadores podem fazer diversos sistemas pré-prontos (um para usar rifles automáticos, outro para usar escopetas e assim por diante).
Aqui você irá ganhar pontos no sistema S.P.E.C.I.A.L. e novas cartas até o nível 50, que vão totalizar 56 pontos ao total, ou o suficiente para colocar 8 pontos em cada atributo. Você irá ganhar uma carta a cada nível que você ganhar, além de um pacote contendo algumas cartas a cada cinco níveis.
Note que cada carta tem um “peso”, mostrado na parte superior esquerda da mesma. A cada vez que você nivelar a carta, o seu peso subirá em um ponto. Note que não é possível usar a mesma carta duas vezes na mesma build.
Cada atributo pode ser nivelado até o nível 15, diferente dos jogos anteriores em que o limite ia até 10. Para tornar o jogo mais amigável, após chegar ao nível 50, você poderá trocar os atributos sem nenhum problema, usando o item que parece com um relógio de ponto e que pode ser construído no seu acampamento.
Existem sites como este que permitem você a planejar a sua build e eu recomendo que você veja, além disso, este mesmo site conta com diversas sugestões criadas por outros jogadores e que você pode conferir.
Vale a pena falar que nenhuma build é “permanente” e eu mesmo gosto de variar entre elas com o meu personagem, contando com builds para sniper, escopetas, rifles automáticos, armas pesadas e armadura potente, entre outras.
Dicas intermediárias
Agora que começamos a colocar os nossos pés com os fundamentos do jogo, vamos começar a nos aprofundar em alguns temas.
Limites de Inventário
No Fallout 76 existem os itens que você pode carregar com você e itens que você pode guardar no seu contêiner (estoque), tanto no seu acampamento, quanto nas estações de trem e em outros pontos do mapa.
Os itens que você pode carregar com você são limitados pela sua força, carregamento adicional fornecido pela sua mochila e algumas cartas que reduzem o peso de certos tipos de itens. Já o armazenamento na sua caixa de armazenamento, que é o assunto deste tópico, possui um limite de 1.200 libras.
Somado a isso, os materiais de construção (como ferro, madeira, cerâmica, etc.), além de todas as munições também têm peso. Dado esta situação, segue algumas dicas importantes sobre o inventário:
Uma coisa que confunde bastante as pessoas é que as cartas que oferecem redução de peso de determinados itens (como Bandoleira, Braços de Urso, Armamento Expresso ou Rato de Carga, só para citar alguns), reduzem o peso do item apenas para o seu personagem, mas no seu contêiner o peso a ser considerado será sempre o peso normal do item.
Outra informação relevante é que você deve sempre quebrar os itens de lixo e guardar os componentes, mas nunca o item “montado”. Por exemplo: Um ventilador de mesa de escritório pesa 3 libras, já os componentes pesam apenas 0,23 libras (uma engrenagem, um parafuso e dois aços), uma redução de mais de 92%.
Gerenciar o inventário é uma tarefa que vai tomar bastante tempo seu no jogo, todavia, assim como na vida real, dinheiro é uma solução e neste jogo é representado pela Caixa de Descartes. Este item permite a armazenagem ilimitada de componentes, entretanto ele só pode ser usado com uma assinatura ativa do Fallout 1st, pacote mensal pago do jogo. Vale a pena destacar que para armazenar os itens você precisa da assinatura ativa, mas não é necessária para manter e usar os itens. Eu mesmo ganhei um mês de graça no Xbox Pass há algum tempo, então guardei todos os meus componentes dentro da Caixa de Descartes e eles estão lá desde então, mesmo sem pagar assinaturas adicionais.
Vantagens Lendárias
Além dos perks que já discutimos na seção anterior, o jogo também conta com vantagens lendárias, que são perks passivos que o jogador pode equipar. Você pode ter até seis dessas vantagens simultaneamente, sendo que o primeiro você libera no nível 50, o segundo no nível 75, o terceiro no nível 100, o quarto no nível 150, o quinto no nível 200 e o sexto no nível 300.
As vantagens lendárias são mais do que obrigatórias para qualquer jogador. Para melhorá-los, serão necessários perk coins, que você ganha ao “quebrar” uma carta de vantagem normal sem uso. Lembre-se de que você ganha uma carta por cada nível que ganhar, somado a mais um pacote a cada cinco níveis.
A cada carta que você quebrar você ganha 2 moedas de perk, e para nivelar ao máximo cada carta serão necessárias 300 moedas (50 para o nível 2, 100 para o nível 3 e 150 para o nível 4).
Dado que o nivelamento de vantagens lendárias custa bastante, é muito interessante você ver este link para conhecer todas as cartas antes de sair gastando pontos. Dado a forma que eu jogo, normalmente coloco 5 perks lendários de estatísticas (que adicionam 5 pontos no nível máximo) e deixo uma em aberto para colocar outro perk ou algum efeito que eu considere interessante com a minha build, por exemplo: Cortar e Retalhar é ótima para builds que usam armas brancas, já Sacrifício pela Equipe é essencial para tanks, enquanto Embalo é maravilhosa para builds em stealth, só para citar alguns exemplos.
Desafios Diários e Semanais
Assim como diversos outros RPGs, no Fallout 76 você também tem diversos desafios diários e semanais, para manter os jogadores sempre logados. Estes desafios você encontra no menu de pausa, na parte superior direita do mapa ou no próprio menu principal. Existe uma série de desafios, como você pode conferir neste link. Estes desafios recompensam o usuário com S.C.O.R.E, que é a moeda usada para avançar no Season Pass do jogo, que libera vantagens, armaduras e muitos outros itens durante a temporada.
É possível alcançar 100 níveis por temporada e após isso o jogo premia o jogador com recompensas aleatórias.
Os desafios diários são trocados atualmente todos os dias às 13 horas e os desafios semanais são trocados na terça-feira, no mesmo horário. O jogador tem o direito de trocar um desafio, caso encontre algum que seja muito difícil de ser cumprido.
Dicas Avançadas
Agora que colocamos os nossos pés em parte significativa do conhecimento do jogo, que tal irmos para dicas mais complexas?
Mutações
Mutação é uma mecânica do jogo que fica disponível para os jogadores a partir do nível 5. Após esta marca ser alcançada, os jogadores têm 5% de chance de desenvolver uma mutação a cada 5 pontos de dano de radiação, além de poder obter através de poções vendidas por outros jogadores em seus acampamentos, ou compradas no terminal de Ciência do MODUS (que fica no Bunker Whitespring).
Caso você não tenha o respectivo Perk, as mutações podem ser retiradas usando um item que diminua a radiação, como o RadAway.
As mutações são efeitos “semi-permanentes” que oferecem vantagens e desvantagens ao jogador e na minha singela opinião, são essenciais para qualquer jogador que já chegou ao nível 50.
Primeiro, vamos conhecer as mutações. Você pode ver a lista completa delas neste link.
Mutações que eu recomendo para qualquer build: Camaleão, Carga Elétrica, Demônio de Velocidade, Fator de Cura, Isótopo Instável, Marsupial e Ossos de Pássaro.
Algumas mutações, como Pele Escamosa são ótimas para reduzir o dano tomado, outras como Músculos Retorcidos são ótimas para build melee, já Olhos de Águia é um “must” para qualquer build que envolva armas. Reação Adrenal é maravilhosa se você vai montar uma build baseada em armas do tipo Sangrenta (efeito lendário que aumenta o dano quanto menos vida tem o jogador).
Para usar Mutações, eu recomendo que você use as seguintes vantagens:
- Estranho em Números (Carisma), que aumenta os efeitos benéficos das mutações em 25% quando estiver em um time com pessoas que também tenham mutações;
- Genes Rígidos (Sorte), onde você nunca mais ganhará uma mutação por exposição à radiação, assim como nunca mais perderá uma mutação por usar o RadAway ou de outras formas.
- O Estranho da Sala (Sorte), que reduz em até 75% os efeitos negativos das mutações.
Builds Avançadas
No tópico do novo sistema de perks eu apresentei um site que permite a fazer o planejamento de sua build, mas você parou para pensar no mix da sua build? O próprio site que apresentei anteriormente coloca não apenas os pontos, mas mutações dentro da jogada, e precisamos pensar também no seu set de armadura, para extrair o máximo de dano possível.
Vou dar dois exemplos de como podemos pensar nisso com duas builds que aprendi e uso com os meus personagens:
Exemplo 1: Armas de longo alcance, Sangrentas e Armadura Irredutível (sem armadura potente)
Neste caso, podemos ir por dois caminhos diferentes, uma focada em benefícios de ter sempre a vida cheia e outro de ter a vida quase toda comprometida por radiação, que apesar de ser mais perigosa, oferece também mais benefícios e normalmente é a minha opção.
Para “segurar” o seu personagem com vida baixa, eu deixo o meu personagem com 20% de vida e 80% de radiação.
Imagino que já estando no nível 50 e tendo experimentado vários tipos de build e o que eu vou falar não cause surpresas, mas o objetivo aqui será pegar perks que aumentem o nosso dano no maior nível possível. Vamos começar com os perks:
- 3 perks de 3 pontos cada para aumento de dano, que ficam em Percepção (Arqueiro, Comando ou Fuzileiro, dependendo do tipo de arma que você pretende usar);
- 1 perk de 3 pontos para penetração de armadura, que ficam em Percepção (Curve-se a mim ou Destruidor de Tanques, dependendo do tipo de arma que você pretende usar);
- Fogo Concentrado, que fica em percepção. Normalmente eu uso um ponto para permitir mirar em partes distintas do corpo. Isso ajuda muito, principalmente porque no momento em que escrevo este tutorial não há servidores no Brasil e consequentemente isso ajuda a mitigar o efeito do delay;
- Os dois pontos restantes em percepção eu coloco em perks auxiliares que me são úteis, como Soldado de Infantaria se estiver com rifles automáticos ou Mira Cintilante a depender do evento público que esteja participando;
- Radiação Massa é um perk que custa apenas um ponto de Resistência e é obrigatório para qualquer build que vai usar armas Sangrentas;
- Fúria Nerd! é um perk que custa três pontos em Inteligência e é obrigatório para qualquer build que vai usar armas Sangrentas;
- Caos Sangrento é um perk que custa três pontos em sorte e é obrigatório em qualquer build, porque estamos falando de um bônus de dano de 15%;
- Adrenalina é um perk que custa até cinco pontos em Agilidade, mas é extremamente útil, porque pode aumentar o seu dano em 60% matando inimigos de forma consecutiva;
- Você poderá mitigar o dano recebido com dois perks: Esquivo que fica em Agilidade e Acaso que fica em Sorte, sendo que cada um consome até três pontos. Isso é muito útil se você não pretende fazer uma build stealth;
- Se você pretende usar Stealth, Agente Disfarçado, Escapista e Furtivo, todos em agilidade, são altamente recomendados;
- Caso você pretenda usar rifles, uma boa pedida também é o perk Atormentador, que fica em Sorte e custa 3 pontos. Este perk aumenta consideravelmente o dano infligido em partes do corpo, sendo muito mais fácil quebrá-las;
- Se você deu muita sorte e conseguiu uma arma que tenha o efeito de bala explosiva somado ao efeito Sangrento (ou está usando flechas explosivas), deverá também usar o perk Especialista em Demolição para aumentar consideravelmente seu dano;
- Já que vamos usar mutações, você precisa daqueles três perks que citei na seção anterior (Estranho em Números, Genes Rígidos e O Estranho da Sala), que nivelados ao máximo vão consumir 1 ponto em Carisma e 5 pontos em Sorte).
Agora que temos os perks definidos, vamos falar das mutações, que são tão essenciais quanto os perks:
- Camaleão, Carga Elétrica, Demônio de Velocidade, Fator de Cura, Isótopo Instável, Marsupial e Ossos de Pássaro são as mutações que citei na seção anterior e são obrigatórias para qualquer build;
- Pele Escamosa é uma mutação que também foi citada anteriormente e que eu uso, pois aumenta muito a resistência a dano;
- Específico para essa build, eu recomendo Reação Adrenal, que aumenta consideravelmente o dano de armas quando sua vida estiver baixa;
- Olhos de Águia aumenta o dano crítico em 50% e a Percepção em 4 pontos, o que é essencial para esta build;
- Se você joga em times públicos o tempo todo, irá se beneficiar também de Mentalidade de Rebanho, que aumentam todos as suas estatísticas em dois pontos.
Passado a sessão de mutações, vamos falar agora do tipo de arma. Neste caso, já deixei claro no título que vamos usar armas do tipo Sangrento, e realmente não há muito mais o que possa ser dito. Além desta modificação, balas ou flechas que explodam, além do recarregamento mais rápido são outras vantagens desejáveis, mas a possibilidade de conseguir tudo isso na mesma arma é muito baixa.
E por fim, mas não menos importante, precisaremos de um set completo de armadura irredutível, que tem por característica aumentar em até três pontos (menos resistência) cada característica do SPECIAL, quanto menor a sua vida. Caso você siga esta build certinho, você terá cerca de 25-30 pontos em cada atributo, o que irá deixar o seu personagem muito forte.
Exemplo 2: Armas de longo alcance, Sangrentas e Armadura Potente
Já que eu uso um personagem apenas, preciso manter algo mais ou menos próximo para não precisar trocar muitas coisas para tipos de jogos diferentes. Da mesma forma que citei anteriormente, nós podemos seguir dois caminhos, o primeiro focado em benefícios de ter sempre a vida cheia e outro de ter a vida quase toda comprometida por radiação, que apesar de ser mais perigosa, oferece também mais benefícios e normalmente é a minha opção.
Para “segurar” o seu personagem com vida baixa, eu deixo o meu personagem com 20% de vida e 80% de radiação.
Assim como na seção anterior, nesta vou começar a falar das vantagens, ou perks:
- Atirador Pesado, que fica em força. Você precisará dos 3 perks, cada um com três pontos (padrão, especialista e mestre);
- Estabilizado, que fica em inteligência. Este perk custa 3 pontos e faz com que armas pesadas penetrem 45% da armadura de qualquer inimigo enquanto você estiver usando armas pesadas dentro de uma armadura potente;
- Fogo Concentrado, que fica em percepção. Normalmente eu uso um ponto para permitir mirar em partes distintas do corpo. Isso ajuda muito, principalmente porque no momento em que escrevo este tutorial não há servidores no Brasil e consequentemente isso ajuda a mitigar o efeito do delay;
- Radiação Massa é um perk que custa apenas um ponto de Resistência e é obrigatório para qualquer build que vai usar armas Sangrentas;
- Fúria Nerd! é um perk que custa três pontos em Inteligência e é obrigatório para qualquer build que vai usar armas Sangrentas;
- Caos Sangrento é um perk que custa três pontos em sorte e é obrigatório em qualquer build, porque estamos falando de um bônus de dano de 15%;
- Adrenalina é um perk que custa até cinco pontos em Agilidade, mas é extremamente útil, porque pode aumentar o seu dano em 60% matando inimigos de forma consecutiva;
- Esquivo, que fica em Agilidade e custa 3 pontos é ótima, já que vamos estar sempre com pouca vida, trocar 30% do dano em troca de 30 pontos de ação é ótimo;
- Exército de uma Arma Só, que fica em Sorte e que custa 3 pontos. Esta carta permite aturdir e aleijar inimigos com armas pesadas. Apesar da chance parecer pequena, 12% no nível máximo, lembre-se que você está com armas que tem centenas de balas no pente.
- Se você deu muita sorte e conseguiu uma arma que tenha o efeito de bala explosiva somado ao efeito Sangrento (ou está usando flechas explosivas), deverá também usar o perk Especialista em Demolição para aumentar consideravelmente seu dano;
- Já que vamos usar mutações, você precisa daqueles três perks que citei na seção anterior (Estranho em Números, Genes Rígidos e O Estranho da Sala), que nivelados ao máximo vão consumir 1 ponto em Carisma e 5 pontos em Sorte);
Já que não mudamos muito da build anterior, no sentido que continuamos a usar armas de longo alcance e tudo mais, as mutações permanecem inalteradas, a saber:
- Camaleão, Carga Elétrica, Demônio de Velocidade, Fator de Cura, Isótopo Instável, Marsupial e Ossos de Pássaro são as mutações que citei na seção anterior e são obrigatórias para qualquer build;
- Pele Escamosa é uma mutação que também foi citada anteriormente e que eu uso, pois aumenta muito a resistência a dano;
- Específico para essa build, eu recomendo Reação Adrenal, que aumenta consideravelmente o dano de armas quando sua vida estiver baixa;
- Olhos de Águia aumenta o dano crítico em 50% e a Percepção em 4 pontos, o que é essencial para esta build;
- Se você joga em times públicos o tempo todo, irá se beneficiar também de Mentalidade de Rebanho, que aumentam todos as suas estatísticas em dois pontos.
Passado a sessão de mutações, vamos falar agora do tipo de arma. Neste caso, já deixei claro no título que vamos usar armas do tipo Sangrento, e realmente não há muito mais o que possa ser dito. Além desta modificação, balas ou flechas que explodam, além do recarregamento mais rápido são outras vantagens desejáveis, mas a possibilidade de conseguir tudo isso na mesma arma é muito baixa.
Agora em relação a armadura, vale a pena destacar que armaduras potentes não possuem o efeito Irredutível, então não temos como utilizá-las desta forma, mas podemos melhorar a nossa resistência e consequentemente morrer bem menos usando armaduras Protocolares (que aumentam em 10 pontos se você estiver com uma mutação), ou melhor ainda, Otimização, que dá até 35 pontos de armadura quanto menor a sua vida, além disso, é possível utilizar o Mod Protocolos de Emergência no seu Torso, que aumenta sua resistência, reduzir consideravelmente o dano recebido e aumenta a velocidade de movimento se a sua vida estiver baixa (que no caso desta build, basicamente sempre estará).
E com estas dicas terminamos o nosso tutorial de dicas gerais do Fallout 76. E então, o que acharam? Desejam mais tutoriais como esse ou outras dicas? Então entre em contato, usando o menu superior! Veja também outros tutoriais da série Fallout aqui no nosso site, como por exemplo: Fallout Tale of Two Wastelands, Fallout 4: Achievements, entre outros!