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Exoprimal é um jogo lançado em julho de 2023 para diversas plataformas e possui um gameplay bem peculiar, pois soma elementos de jogador contra jogador (JxJ ou PvP) e jogador contra ambiente (JxA ou PvE) no mesmo jogo, chamado sobrevivência jurássica, onde dois times de cinco jogadores competem entre si para ver quem concluir os desafios de forma mais rápida. Adaptado da Wikipedia.

Observações:

  • A versão 1.3.0 do jogo e 1.3.3 do servidor foram as utilizadas como base para a confecção deste tutorial. Se você está lendo este tutorial em data posterior, pode ser que algumas dicas não sejam válidas, portanto fique atento.

Tudo pronto? Então vamos começar!

Os diferentes exotrajes

Diferente de outros jogos, para bem ou para mal, o jogo basicamente te joga direto para a ação sem tutoriais muito detalhados. Neste sentido, é importante informar que existem três categorias distintas: Ofensiva, Tanque e Suporte.

Estas categorias são bem padrões para este estilo de jogo, mas para aqueles que não conhecem, de forma bem resumida: os ofensivos são os focados em dano, os tanques são feitos para aguentar dano e os suportes são feitos para manter o time todo vivo.

No momento em que escrevo este tutorial, temos dez diferentes exotrajes: Fuzileiro, Zéfiro, Bombardeiro, Vigilante, Muralha, Krieger, Murasame, Curandeiro, Bruma e Nimbus. Todos eles possuem uma variação α e quatro deles possuem uma variação β.

Em situações normais, em um time de cinco pessoas, a formação mais recomendada é de um tanque, um suporte e três ofensivos, tanto que o próprio jogo lhe alerta na ausência de um deles em sua formação. Opinião é uma coisa muito pessoal, mas vou compartilhar os meus favoritos:

  • Ofensivo: Fuzileiro β e Bombardeiro β (para curta e longa distância, respectivamente).
  • Tanque: Muralha β e Murasame α.
  • Suporte: Nimbus Padrão e Bruma β.

Formação fluida

Uma das coisas mais comuns que encontramos em jogos é a ideia fixa que precisamos começar e terminar a partida (ou mesmo o jogo) com uma determinada classe, não é mesmo? Aqui no Exoprimal isso é levado no extremo oposto: você pode trocar o seu personagem a qualquer momento, seja antes ou durante a partida.

Vamos imaginar que seu time está perdendo e você julga que é por falta de cura. O que fazer? No computador, basta pressionar “T”, que a tela mostrada no começo da sessão irá aparecer, então basta clicar no traje desejado com o botão esquerdo e confirmar com o botão direito, no XBox basta usar o botão “Voltar”, escolher clicando com o A e confirmar com o Y.

No modo de sobrevivência jurássica, ao passar para a segunda parte, pode ser que a missão sejam todos os jogadores contra o ambiente, de forma cooperativa. Neste caso, você precisa também observar a formação do outro time e verificar se é necessário algum balanceamento.

Sobrevivência Jurássica

Este é o modo de jogo mais popular no momento em que escrevo este tutorial. De forma sucinta, são feitos dois times de cinco jogadores e eles competem para ver quem consegue concluir os objetivos impostos pelo Leviatã mais rapidamente. O jogo é sempre dividido em duas sessões, a primeira tem de uma a três fases dividido em duas sessões.

Em situações normais essas sessões precisam ser concluídas para levar o jogador à missão final, que pode ser jogador contra ambiente (JvA/PvE) ou jogador contra jogador (JvJ/PvP), a depender da opção que você escolheu no início. Recomendo a deixar aleatório, que fornece um bônus de 20% na experiência, mesmo que você perca. Além disso, se você for vitorioso, terá um bônus adicional de 30-50% na experiência, a depender da missão final.

Quando devo usar o Dominador?

O dominador é apresentado logo nas missões iniciais do jogo e basicamente é uma ferramenta feita pelo Leviatã que permite que o jogador controle um dinossauro.
Primeiro, vamos falar algo que parece óbvio: Em um time com um tanque e um suporte, nenhum desses deve usar. Caso um de seus colegas de time faça isso, lembre-se da formação fluida e troque o seu exotraje para manter o seu time vivo e os dinossauros “tancados”.

Posto isso, na sobrevivência jurássica, caso o dominador apareça nas missões iniciais, use o mais cedo possível, pois isso é um sinal que seu time está bem para trás na competição. Agora vamos falar das missões finais:

  • Jogador contra ambiente (JvA/PvE): Nas missões finais tradicionais (que são divididas em três partes), ele irá aparecer na primeira parte para o time que está perdendo e na última parte para o time que está ganhando, visando o equilíbrio. Para o time que está perdendo, eu só recomendo a usar na primeira parte caso você esteja muito atrás e esteja precisando de um milagre. Em situações normais, eu recomendo usar quando o time vencedor estiver na segunda parte, visando os atrasar o máximo possível.
  • Jogador contra jogador (JvJ/PvP): Aqui depende muito do tipo da missão, mas nas missões do martelo ela segue a mesma lógica do jogador contra ambiente (perdendo na primeira parte e ganhando na última), já nas missões de defender o cubo, será depois que os times alcançarem um certo percentual de progresso. Aqui não existe muita regra, eu normalmente opto por usar em momento em que hordas de dinossauros surgem para atrapalhar o outro time o máximo possível.

Implemento e Módulos

Todo exotraje pode usar um implemento e ele pode ser trocado a qualquer momento (quando pressionado “T” no computador ou “Voltar” no XBox). Eu recomendo comprar todos os implementos e ir alterando durante a partida conforme a necessidade. Segue alguns exemplos:

  • Estou jogando com um traje ofensivo ou de tanque e o meu suporte não está dando conta. Talvez eu possa trocar para o implemento auxílio para me manter vivo.
  • Estou jogando com o curandeiro e a situação está tranquila, mas quero ajudar mais o meu time com o controle de multidão (crowd control/CC), pode ser uma boa hora para trocar para lâmina.

Em relação aos módulos, a situação muda um pouco. Primeiro, saiba que existem módulos de cor cinza que podem ser colocados em qualquer exotraje e em qualquer um dos três espaços. Entre esses, eu gosto muito do Módulo de Compressão de Hi-Xol e o Módulo Hi-Xol Reciclado.

No espaço 01 você pode usar módulos vermelhos, que são exclusivos por cada exotraje. Por exemplo, o Bombardeiro α tem módulos vermelhos diferentes do Bombardeiro β.. No começo do jogo, onde o dinheiro está curto, recomendo você a pensar com carinho antes de comprar e melhorar estes módulos.

Já os espaços 02 e 03 (azuis e laranjas), são universais para todos os trajes daquela categoria, por exemplo, tanto o Bombardeiro Padrão, o α e o β podem usar a Salva de Granada e o Recarregar esquiva, que aparecem na imagem de exemplo.

Só lembrando que pode ser necessário ter que nivelar os trajes até certo nível para liberar estes módulos. Em resumo, se você gostou de um certo exotraje, estes são módulos mais legais de se nivelar no começo.

Dicas simples:

Aqui vou dar algumas dicas simples que eu vejo as pessoas que estão iniciando o jogo tem dificuldade, mas a explicação é bem mais simples e em forma de tópicos:

  • Nimbus: A habilidade Holodobra (Q), em que ela envia um holograma na direção que o jogador está olhando, pode ressuscitar aliados (como na imagem no começo da sessão). Além disso, pressionando novamente o botão da habilidade, a Nimbus é teletransportada e cura todos os aliados próximos.
  • Murasame: Quando o ambiente não estiver lotado de inimigos, lembre-se primeiro de usar a Lua Crescente (botão direito do mouse) para depois usar o Contra-ataque Vajra. Recomendo também a usar no espaço 02 a habilidade de Constância, para diminuir o tempo de recarga em 6 segundos.
  • Muralha: Provocação (E) é a habilidade básica desta classe e muitas pessoas não usam. Clicando uma vez ela atrai (ou “taunta”) os dinossauros que estão na sua frente, além de atrapalhar adversários no modo de jogador contra jogador, prejudicando as esquivas.

Para as pessoas que gostam de um jogo mais solitário, sabiam que aqui no nosso site temos um tutorial que ensina como jogar Red Dead Redemption 2 em uma sessão solo ou apenas com amigos? Não? Então veja o tutorial aqui neste link como fazer.