O final feliz é o que nós sempre esperamos quando estamos vendo um filme ou lendo um livro. Com jogos isso também é verdade, inclusive este é o motivo que você está lendo este tutorial, não é verdade?
Neste tutorial vamos mostrar como conseguir o final feliz na DLC do Witcher 3 chamada Blood and Wine. O motivo de eu fazer este tutorial é que, através de instinto eu fracassei duas vezes em conseguir o final feliz, então depois de procurar bastante e conseguir fechar com o final feliz, resolvi fazer um tutorial passo-a-passo simples para ajudar outras pessoas.
Observações Importantes:
- A versão 1.31 foi a utilizada como base para a confecção deste tutorial. Se você está lendo este tutorial em data posterior, pode ser que algumas dicas não sejam válidas, portanto fique atento.
- Utilizarei todas as referências em inglês, como nome das missões, os meus “prints”, entre outros, isso facilita muito se você se você usar uma Wiki para pegar alguma referência adicional, como a The Witcher Official Wikia. Quando for possível eu coloco uma tradução livre em português (muito provavelmente não será igual ao jogo traduzido, mas sim algo próximo).
- Eu irei fazer um passo-a-passo de como conseguir o final feliz, isto deveria ser subentendido sem eu precisar falar, mas enfim… ESTE TUTORIAL CONTÉM SPOILERS! Eu recomendo você a fechar a expansão Blood and Wine do Witcher 3 pelo menos uma vez seguindo sua intuição, depois veja o que você deixou passar.
Apenas para destacar: Eu não estou falando que o método que eu vou ensinar é único, mas sim que eu o testei mais de uma vez e funcionou perfeitamente.
Está pronto? Então vamos colocar nossas mãos a obra!
Para começar… o que é o final feliz?
A expansão do Witcher 3, chamada Blood and Wine (Sangue e Vinho), tem três possíveis finais: feliz; trágico e azarado. De forma sucinta:
- Feliz (objetivo deste tutorial): Dettlaff será morto, Syanna será salva e irá perdoar a irmã, como resultado todos viverão felizes para sempre.
- Trágico: Dettlaff será morto, Syanna será salva e não irá perdoar sua irmã, o que culminará na morte das duas durante a cerimônia final do jogo (eu consegui este final duas vezes).
- Azarado: Dettlaff continuará vivo, Syanna será morta e como consequência, Gerald irá preso. Dandelion irá aparecer e convencer Anna Henrietta a lhe libertar. Você terá a opção de descobrir o plano de Syanna, mas isso não resultará em coisa alguma, além disso você não ganhará o resto da recompensa, mas manterá a sua casa.
Processo Passo-a-Passo
Algumas missões e momentos determinam o final da história, outras tantas não. A primeira missão que tem uma variável importante é a nona, chamada de The Night of Long Fangs (A Noite das Presas Longas), ou seja, todas as oito missões anteriores não tem relevância para o final.
Oito missões iniciais que não afetam o final: Envoys, Wineboys; The Beast of Toussaint; Blood Run; La Cage au Fou; Where Children Toil, Toys Waste Away; Wine is Sacred; The Man from Cintra e Capture the Castle.
1. The Night of Long Fangs (Parte 1)
Logo depois da conclusão da missão “Capture the Caste”, onde é revelado a mentira de Syanna, Dettlaff começa o prometido ataque a Beauclair.
Depois de um começo eletrizante, Regis irá conversar com Gerald a respeito do que deve ser feito em seguida. Escolha: “Considering freeing Syanna. Let’s talk to Damien” (Estou considerando a libertação da Syanna. Vamos falar com o Damien), conforme mostra a imagem abaixo.
Feito essa escolha você seguirá o Regis em Beauclair, conforme mostrado na imagem abaixo. Indiferente das escolhas feitas durante a missão, o seu objetivo será entrar na casa de brinquedos, onde Syanna está localizada.
2. The Night of Long Fangs (Parte 2)
Chegando na casa de brinquedos, depois de uma investigação no local, Gerald encontrará o livro da governanta dentro de um guarda-roupas, como é possível ver na imagem abaixo.
Leia todas as cinco entradas do livro. Preste muita atenção porque este é um passo crucial! O resultado deverá ser todas as entradas em tom acinzentado, mostrando que você fez a leitura, conforme a imagem abaixo.
3. Beyond Hill and Dale (Parte 1)
Logo depois de concluir a missão anterior, será iniciada a missão “Beyond Hill and Dale” (Além do Vale e da Colina). Você estará dentro de uma ilusão, um vale encantado com personagens de várias histórias clássicas.
Você encontrará Syanna nesta ilusão, e você deverá sempre ser cortez e educado com ela, conforme mostra a imagem a seguir.
Ouça o lado dela da história sempre que ela iniciar o diálogo e seja gentil e educado. Isso acontecerá diversas vezes durante a missão.
Observação: Existe a possibilidade de “se dar bem” com ela durante a história, conforme mostrado na imagem abaixo. Destaco que esta opção não interfere no final feliz da história, então fica a seu critério. Eu mesmo preferi não o fazer por causa do relacionamento com a Yennefer.
4. Beyond Hill and Dale (Parte 2)
Durante a progressão da missão, um dos objetivos será visitar a menina que vende pedras, que agora vende tabaco, álcool e fisstech. Quando você iniciar a conversa com ela, Syanna irá reconhecer a fita que está no pulso da menina. Para conquistar o final feliz, você precisa obrigatoriamente pegar esta fita, que poderá ser ganhando uma partida de gwent ou pagando a menina, como mostra a imagem abaixo.
5. Pomp and Strange Circumstance (Parte 1)
Depois de concluir a missão anterior, será iniciada a missão “Tesham Mutna”, que consiste em confrontar Dettlaff. Dado o final que nós desejamos e das decisões que foram tomadas nas últimas missões, Dettlaff tentará se vingar de Syanna, porém sem sucesso. Ele ficará furioso e tentará matar você e o Regis. A missão será finalizada com a morte de Dettlaff.
Logo em seguida será iniciada a missão “Pomp and Strange Circumstance” (Pompa e Circunstância Estranha). Logo no começo, Gerald estará sendo preparado para a cerimônia de comemoração e Regis irá iniciar o diálogo. Você deve aceitar a investigação da quinta vítima, escolhendo a opção: “You’re right. Need to talk to the bootblack. Let’s go” (Você está certo. Preciso falar com o engraxate. Vamos lá), conforme mostrado na imagem abaixo.
O pequeno engraxate vai te direcionar ao albergue, conforme mostra a imagem que segue abaixo:
Depois de resolver os problemas que irão aparecer e conversar com os pedintes, chegamos na próxima parte.
6. Pomp and Strange Circumstance (Parte 2)
Depois da conversa com os pedintes e de ler a carta que eles possuem, você descobrirá que o alvo do último assassinato é a irmã da Syanna, a Anna Henrietta. Durante a conversa a sós com o Regis, em determinada parte escolha a opção: “Love to learn her movites” (Adoraria descobrir os motivos dela), como mostra a imagem que segue abaixo (as opções anteriores não interferem no resultado).
Feito isso o seu objetivo será visitar Syanna na torre onde ela está temporariamente presa, esperando julgamento. Depois de passar pelo guarda, a sua conversa com ela é de extrema importância.
Você deverá a encorajar a perdoar a irmã, para isso, inicialmente escolha a opção: “Cause she turned her back on you, forgot about you” (Porque ela virou as costas para você, esqueceu você), conforme mostra a imagem abaixo.
Depois dela se justificar, escolha a opção: “Ever thought to forgive her?” (Já pensou em perdoar ela?)
E pronto! Você fez tudo o que é necessário para o final feliz da DLC Blood and Wine do The Witcher 3. Eu não vou entrar em detalhes para não estragar a sua diversão durante a celebração final do jogo, mas vamos falar que o esforço vale a pena.
E assim terminamos mais um tutorial. Espero que você tenha aproveitado! Se houver dúvidas, sugestões ou reclamações, entre em contato através do link disponível na barra de navegação. Obrigado pela visita!