Uma das atividades que nós costumamos fazer com frequência é acessar a Internet para ler notícias e nos atualizarmos. Para fins de curiosidade, dos dez sites mais visitados no Brasil no último ano, dois eram de notícias.
Posto isso, uma das atividades que diversos sites de notícias, como o UOL, Folha, Estadão, O Globo, entre outros, têm adotado é a prática do chamado “Paywall”, ou seja, um bloqueio que exige que o visitante faça uma assinatura para poder ver o conteúdo. Haja vista que diversos deles são carregados no computador do próprio usuário, o objetivo deste tutorial é ensinar maneiras de evitar que este script seja executado.
Tudo pronto para começar?
1. Solução mais simples: Extensão Burlesco
A extensão Burlesco foi criada por dois estudantes de ciência da computação e trata-se de um projeto de código aberto mantido no Github e, no momento em que escrevo este tutorial, funciona com 30 sites de notícias diferentes, como você pode ver neste link.
De forma muito sucinta, a maioria dos paywalls poderosos é feita em JavaScript, que são executados no computador dos visitantes, estes comandos basicamente ocultam o texto da notícia para que apareça a mensagem solicitando a assinatura. A extensão trabalha para que o código de ocultação de conteúdo simplesmente não carregue, enquanto todos os demais funcionam normalmente.
Você pode visitar a página do projeto neste link, com todos os links e informações detalhadas, mas se quiser uma instalação rápida, escolha o navegador e faça a instalação:
Como é de se imaginar, uma extensão que burla Paywalls não é exatamente bem-vinda nas lojas oficiais, razão pela qual o download da mesma ocorre via Github.
2. Utilizando sites que removam Paywalls
Se você não confia na instalação de uma extensão no seu navegador, talvez a solução seja acessar um site que faça este trabalho para você, abaixo seguem alguns exemplos:
O processo é bem simples, basta entrar no site da notícia, copiar o seu endereço e colar no site informado, como você pode ver na imagem no início desta seção. Feito isso o site deverá ser carregado sem o bloqueio. Note que, na minha experiência pessoal, a extensão informada anteriormente funciona consideravelmente melhor.
3. Modo leitura no Firefox
Uma solução bem simples para quem busca ler as notícias sem ter que instalar nada além do navegador é o modo leitura, disponível no navegador de Internet, Mozilla Firefox. Se você não tem ele instalado, basta clicar aqui.
Dentro do Firefox é muito simples, basta abrir a notícia, pressionar o Alt, ir no Menu Exibir e escolher a opção Ativar Leitor (ou simplesmente pressionar F9). Alternativamente, basta clicar no símbolo do livro que aparece ao final da barra de endereço.
Se porventura o Paywall carregou, basta atualizar a página (ou pressionar F5), que ele vai carregar novamente o endereço, mas desta vez puxando apenas o texto e as imagens. Lembre-se que o Java Script é executado em seu computador, o modo leitura simplesmente ignora todo e qualquer script para carregar apenas o essencial.
Existe mais uma opção, que é desabilitar o javascript manualmente, utilizando uma extensão chamada NoScript (para Chrome e Firefox) em que você pode fazer o ajuste fino dos bloqueios dos arquivos .js que chamam as Paywalls, mas este trabalho é bem mais avançado e não entrarei em detalhes neste tutorial.
Sabia que estes scripts consomem memória do seu computador para serem executados e, ao depender do site, podem causar lentidão em seu sistema? Mas não se preocupe, aqui no nosso site temos um tutorial ensinando a usar o CTT Windows Utility, que otimiza e muito o uso de recursos do seu PC!